top of page
Foto do escritorZoo II 2019/2

Antedon bifida (Pennant, 1777)

Grupo 1
Fonte: https://tinyurl.com/yyrxc9al

Este lírio do mar de penas possui dez braços finos e pinados, com ramos laterais como uma pena. Existem cerca de 25 cirros curtos que surgem em torno da placa central na parte inferior do disco que se enrolam para ancorar o animal ao substrato. Os cirros são unidos e os braços geralmente rosa ou vermelho com pináculos brancos. Os segmentos do braço ou braquial são espessados ​​nas bordas externas, dando um perfil inferior estriado ao braço. Braços tipicamente com 5 cm de comprimento [1].




Encontrado em uma variedade de habitats, abrigados e moderadamente expostos, presos a rochas, algas e animais sedentários. Geralmente ocorre em grande número e pode dominar áreas de rocha em habitats adequados [1]. Espécie suspensívora [2].

Pode ser encontrada em Portugal, Irlanda e Reino Unido [2].


Nos Echinodermata, as sinapomorfias que fazem do Filo um grupo monofilético são: a presença do sistema hidrovascular ou ambulacral, endoesqueleto de carbonato de cálcio, sistema conjuntivo mutável e simetria pentarradial [3].

Fonte: https://tinyurl.com/y2zz9g4d

​Classificação da espécie Reino: Animalia Filo: Echinodermata Classe: Crinoidea Subclasse: Articulata Ordem: Comatulida Família: Antedonidae Subfamília: Antedonidae Gênero: Antedon Espécie: Antedon bifida (Pennant, 1777)
 

Referências:

[1]  © National Museums Northern Ireland, 2009-2019

Acesso em: 09 de Dezembro de 2019

[2] Biorede

Acesso em: 09 de Dezembro de 2019

[3] DAVID L. PAWSON. Phylum Echinodermata. Zootaxa

Acesso em: 15 de Dezembro de 2019


7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page