Grupo 1
Possui corpo vermiforme, coroado por tentáculos. Sua parede corporal é delgada, semi transparente e flexível, e possui ossículos de âncora salientes que permite aderência às superfícies. Apresenta colorações variáveis como verde acinzentado e a marrom avermelhado, além de possui manchas devido aos grânulos miliares no interior na epiderme. Os adultos maduros têm uma boca cercada por 12 tentáculos pinado. Não possuem árvores respiratórias, e realiza suas trocas gasosas cutâneas, na superfície corporal [1]. Tamanho corporal médio de 5 cm e no máximo 10 cm em adultos, em jovens média de 1 cm [1].
Habita recifes de corais, manguezais e lagoas salobras isoladas e normalmente ocorre como epibionte em lâminas de ervas marinhas, raízes de adubos de manguezais e macroalgas carnudas e calcárias. Ocupa profundidades de 1 a 7 m [1].
Espécie presente em: Bermudas, Estados Unidos (FL) e (TX), Caribe e da América Latina, Antilhas, Bahamas, Belize, Panamá e Brasil [1].
Nos Echinodermata, as sinapomorfias que fazem do Filo um grupo monofilético são: a presença do sistema hidrovascular ou ambulacral, endoesqueleto de carbonato de cálcio, sistema conjuntivo mutável e simetria pentarradial [2].
Classificação da espécie Reino: Animalia Filo: Echinodermata Classe: Holothuroidea Ordem: Apodida Família: Synaptidae Gênero: Synaptula Espécie: Synaptula hydriformis (Lesueur 1824)
Referências:
[1] Smithsonian Marine Station at Fort Pierce
Acesso em: 09/12/2019
[2] DAVID L. PAWSON. Phylum Echinodermata. Zootaxa
Disponível em:http://www.biodiv.be/abctaxa/downloads/additional-information-volume-1/works-famous-holothuroid-workers/pawson-dl/Pawson_2007.pdf/download/en/1/Pawson_2007.pdf?action=view
Acesso em: 15 de Dezembro de 2019
Comments