Grupo 4
Thyonella gemmata, também conhecido como pepino do mar verde ou pepino do mar listrado, tem seu corpo afunilado em direção a uma boca arredondada e se estreita mais severamente em direção ao cone anal rígido. Seu tamanho médio é de aproximadamente 15 a 25 cm de comprimento. [1] A pele é rígida e áspera, devido a uma parede corporal espessa e densa camada de ossículos. A coloração do corpo é variável, de cinza mosqueado, marrom ou verde azeitona a bronzeado uniforme ou preto. [2] O pepino do mar listrado é principalmente um alimentador de suspensão, pegando comida da coluna de água sobrejacente. No entanto, ele deposita alimentos orgânicos nos sedimentos. Sua distribuição se estende da Nova Inglaterra à Flórida, ao longo da costa do Golfo do México, até o Texas, Cuba e a Península de Yucatán. [3]
Classificação da espécie:
Reino: Animalia Filo: Echinodermata Subfilo: Echinozoa Classe: Holothuroidea Ordem: Dendrochirotida Família: Cucumariidae Gênero: Thyonella Espécie: Thyonella gemmata (Pourtalès, 1851) [4]
Referências bibliográficas:
[1] GRAHAM ER e JT Thompson. 2009. Pepinos marinhos que alimentam depósitos e suspensões (Echinodermata) ingerem fragmentos de plástico. J. Exp. Mar. Biol. Ecol. 368: 22-29.
[2] HENDLER G, Miller JE, Pawson DL e PM Kier. 1995. Estrelas do mar, ouriços do mar e aliados: equinodermes da Flórida e do Caribe . Smithsonian Institution Press. Washington, DC 390 pp.
[3] RUPPERT EE e RS Fox. 1988. Animais costeiros do sudeste: um guia para invertebrados de águas rasas comuns da costa atlântica do sudeste. University of South Carolina Press. 429 pp.
[4] WoRMS - World Register of Marine Species - Thyonella gemmata (Pourtalès, 1851). http://www.marinespecies.org/aphia.php?p=taxdetails&id=158534. Acessado 3 de dezembro de 2019.
Comments